Iniciamos a oficina com os informes e comentários sobre as atividades dos TPs. Em seguida, um comentário sobre os relatórios. As possíveis modificações a serem feitas foram propostas, a fim de modificar os próximos relatos.
O vídeo de introdução foi muito tocante, pois a música envolveu e nos mostrou uma realidade marcante dos nossos dias.
Continuando as discussões, a atividade "Para organizar as informações" fez cada um refletir quais elementos são necesários para perceber as lógicas textuais e mostrar que é necessário estes elementos com o intuito de dar um sentido ao texto.
O tempo foi percebido através da produção textual oral, onde cada um relatou um fato de acordo com a temática recebida(uma noite, uma rua, dia das mães, dentre outras) e neste relato de uma forma natural as marcas de temporalidade foram utilizadas. Após esta demarcação do tempo nas histórias orais, realizou-se a atividade "O tempo do texto", seguida do conteúdo teórico. A relação de identidade entre palavras, expressões e até períodos foi analisada em um texto; a negação foi destacada nos anúncios publicitários.
A ambiguidade foi introduzida através de quadrinhos que demosntravam como cada um faz sua própria interpretação.
Para dinamizar, introduzi Hiperônimo e Hipônimo através de uma dinâmica dos pares e os associei ao slide " Silogismos incoerentes" juntamente com a conclusão.
1- Informes;
2- Vídeo: "Eu só peço a Deus - Mercedes Sosa;
3- Relações Lógicas no texto:
- Para organizar as informações;
- Relação Lógica de Temporalidade;
- Relação Lógica de Identidade;
- Relação Lógica de Negação;
- A ngação nos Anúncios;
- Ambiguidade;
- Dinâmica dos pares: Hiperônimo e Hipônimo;
- Conclusão: "Slogismos Incoerentes";
4- Texto Publicitário - Atividade de produção;
5- Avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário