segunda-feira, 6 de julho de 2009

4ª oficina: TP 3 - Gêneros e Tipos Textuais - Unidades 11 e 12


Após uma longa temporada sem encontro, era chegada a hora de começarmos de novo. A mesma apreensão de sempre. Inicialmente era momento de testar todos os equipamentos, pois por mais que a tecnologia seja magnifica é comum sempre nos deixarmos na mão por motivos múltiplos.

Começamos com a música Completo de Ivete Sangalo, associando com a completude existente entre tipologias e gêneros textuais. Agora no momento do relato que muitas coisas planejadas acabam ficando esquecidas. Logo após a música tinha planejado uma dinâmica "Locomotiva Humana" e só agora percebi que não a realizei. mas tudo bem Em outro momento seá realizada. Não faltará oportunidades.

Como elemento reflexivo sobre a prática educativa fizemos a leitura do texto "O exercício de ser professor" de Fátima Miguez e discutimos sobre o momento que tinhamos enfretando no período de greve. As fraquezas humanas, mas também todo o progresso e a determinação de cada educador.

Na sequência, realizei uma dinâmica de divissão de grupos com quebra -cabeças com imagens, realcionando as imagens as sequências descritivas e a conxão das mesmas a sequência narrativa. o texto de referência "Ampliando nossas referências" foi lido e fichado, montando com o mesmo um quadro esquemático. Neste quadro unimos todas as outras tipológias restantes complementando o estudo.

Foi planejado um slide sobre Tipologia Textual, mas o computador no momento exato não funcionou. Mas como é necessário as estratégias preventivas, continuei com as atividades. Encante a todos com dois textos "As artes Descritivas" e as Artes Narrativas". O autor Ronald Claver explana de forma belíssima estas duas sequências tipológicas.

Como os Avançando na prática já foram aplicados, neste momento foram expostas os Relatos de experiências de acordo com os gêneros escolhidos. Percebi a disposição de cada educador e isso me deu um ânimo a mais. Verifiquei como uma atividade diferenciada faz a diferença no âmbito educacional e assim é possível andar com mais tranquilidade, apesar de perceber alguns cursistas desanimados dioante da quantidade de atividades a serem realizadas. Ás vezes percebo a falta de vontade dos educadores e isso apaga as luzes da nossa esperança. Mas isso é comum. Vamos verificar as outras portas que estão abertas e tentar adentrá-las.

Seguimos com uma proposta de atividade sugeridade no TP 3: Salário Mínimo, Jô Soares. Foi apresentado um roteiro para discussão e a realização em grupo da leitura e dos comentários. Devido ao tempo, a Analise de sequências Tipológicas não foi realizada sendo necessário enviá-la para ser feita em casa.

Assim concluimos nossa oficina com a avaliação e muito só questionam a necessidade de ir mais lentamente. Ah recebi alguns relatórios também e deixei outros para serem entregue na próxima semana, visto que o tempo e os obstáculos burocráticos impediram que isso ocorresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário