segunda-feira, 27 de julho de 2009

6ª oficina: TP 4 - Litura e Processos de Escrita I - Unidades 13 e 14


Nesta oficina, intensificou os ânimos, porque falar de leitura é sempre grandioso. Desta forma, o TP 4, Leitura e Processos de Escrita I tem como objetivo aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre processo de escrita e desenvolver a leitura e prática dos cursistas com relação ao trabalho com textos.


A oficina deu início com o vídeo “Ler devia ser proibido” seguido de discussões. Logo depois se realizou uma verificação da aprendizagem a fim de perceber se os professores estão respondendo os TPs. As conclusões não foram das melhores, mas é a realidade. Não é justificativa, mas são as que eles dizem. Falta tempo, temos 40 horas, fazemos graduação e ainda temos uma gama de conteúdos a serem seguidos. Isso é motivo para desanimo e desta forma foi necessário complementar a oficina.


Além dos tópicos sugeridos, senti a necessidade de trazer para as oficinas as atividades mais interessantes do TP, a fim de disponibilizá-las aos professores. Começamos com “Ampliando nossas referências” e segui com atividades de usos e funções da escrita, situações e gêneros, o comentário da Lição de Casa, texto e leitor como criadores de significados.

As Atividades de Apoio a Aprendizagem foi exposta para que os professores percebessem o como são importantes depois “Seguindo pistas do texto” através de anúncios: Leite moça e do filme Se eu fosse você, dentre outros selecionados de revistas e uma propaganda de TV, IG - O mundo é de quem faz.


Logo começamos a voa na imaginação com o vídeo “O fazendeiro do ar” e sua cidadezinha. E os professores se reuniram para selecionar e sugerir atividades para cada série (inferências, conhecimento prévio, avaliação do planejamento feito) A atividade foi socializada e a avaliação realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário