segunda-feira, 31 de agosto de 2009

8ª oficina: TP 4 Leitura e Processo de Escrita I - Unidade 16


Iniciamos com uma atividade que estava prevista para oficina anterior, fazendo referência a diversidade de possibilidade de leitura. Leituras observáveis, leituras implícitas e associações com outros textos ou mais de uma interpretação. Na sequência, verificar os diversos objetivos de leitura, promoveu a possibildade de refletir sobre as diversas possiblidades de realizar a leitura. Lemos sempre com objetivos variados.

A música Gentileza proporcionou uma relação com um dos profetas que usava da sua escrita para reivindicar seus interesses. Comentamos sobre a pedagogia da escrita e como os mitos da escrita interferem nas produções dos alunos.

A mão da narrativa foi um sucesso. E o texto Providência divina foi interessantíssimo para que pudessemos refletir sobre a estrutura da narrativa.

Como deveriamos refletir sobrew a temática, propus a leitura do Texto de Irandé: "Assumindo a dimensão interacional da linguagem". Uma leitura extensa, mas produtiva. como proposta de reflexão cada grupo iria apresentar o texto teórico em forma de variados gêneros textuais: Conto, poesia, publicitário, receita...


  • Estratégias de leitura;
  • Objetivos da leitura;
  • Vídeo: Vida Maria;
  • Música: Gentileza - Marisa Monte;
  • A pedagogia da escrita (slide);
  • Mitos da escrita;
  • “Assumindo a dimensão interacional da linguagem” - Irandé Antunes;
  • Ler para aprender;
  • Mão da narrativa;
  • Diário de bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário