segunda-feira, 13 de julho de 2009

5ª oficina: Projetando sonhos - Oficina de Projetos


Como as coisas são ágeis diante da nossa falta de tempo. Já estamos começando outra oficina. Esta com outros objetivos. Visando uma educação mais significativa através do trabalho com projetos. E o objetivo maior, é fazer com que os docentes reflitam sua realidade escolar e incentivá-los a modifica esta prática através de uma proposta inovadora e comprometida com a prática educacional.


Desta forma, selecionei um vídeo de Maria Betânia “Sonho impossível”, a fim de demonstrar que mesmo diante todas as dificuldades seremos eternos batalhadores.


“E assim seja lá como for, vai ter fim a infinita aflição.

E o mundo vai ver uma flor brotar

do impossível chão”


Em seguida, realizou uma discussão teórica baseada em Vasconcelos, Vasco Moretto, Nilbo Nogueira sobre o trabalho com projeto em sala de aula. As dificuldades e possibilidades que o mesmo nos oferece no decorrer de sua execução. Para intercalar o trabalho teórico, foi apresentado aos cursistas um texto de Rubem Alves “Educação para um Brasil melhor”;


“É assim que construímos nossa vida: com sonhos e Inteligência”.


A turma foi dividida por escola e cada grupo começou a produção do projeto, a partir de uma entrevista realizada anteriormente com os alunos, em que registrava as suas insatisfações. As temáticas citadas neste primeira momento foi:

  • Descoberta do amor;
  • Resgate da oralidade e da escrita através de gêneros textuais;
  • O prazer da leitura;
  • Contação de histórias.

São projetos ainda não concluídos que podem modificar as temáticas. Após o início das produções, fomos realizar a avaliação e muitos continuam registrando:

  • A discussão do tema do projeto e as excessivas tarefas;
  • A falta de tempo;
  • A prática pedagógica com outros olhos;
  • A análise produtiva do projeto e a discussão gerada e a sobrecarga de atividades.

2 comentários:

  1. muito legal essa sua iniciativa de encentivar o ato da leitura parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua proposta, de reformular a educação do nosso país Aparecida. Concordo plenamente, que o Brasil carece de uma profunda reforma educacional. Que venha qualificar, boa parte dos docentes, com a finalidade de melhorar o ensino praticado nesse país. E sem dúvidas, Rubem Alves é um dos caminhos a seguir quando o tema é educação ok.

    ResponderExcluir