Nesta manhã do dia 4, ao chegar na sala a professora Lenita estava comentando sobre os poemas enlatados e sugeriu colocar poemas em latinhas ou caixinhas. Concretizou a atividade passando a caixa pela sala e cada cursista lia uma das poesias. Neste momento, relembrei de um projeto sobre poesia da revista Nova Escola “lata de poesia” e comentei a uma colega sobre os filmes propostos no projeto em questão.
Em seguida, os colegas iniciaram a leitura das biografias e eu continuei a conclusão da minha que na verdade parecia mais um texto poético pois se referia a biografia do0 meu filho. A professora Lenita solicitou que os formadores a entregasse ou postassem no portifolio. Assim postei a minha biografia na postagem abaixo.
Após iniciarmos o estudo de Gêneros Textuais e sua diferença entre as Tipologias textuais a professora apresentou a leitura do livro Filpo Filva de Eva Furnari que apresenta uma variedade de gêneros textuais em uma historia divertida e cômica. Um texto encantador, que me retratou a situações de aprendizagem favoráveis aquela leitura. Prosseguiu assim com a explanação sobre a diversidade de gêneros usados no dia a dia.
Na verdade, para concluir a professora nos entregou uma bula com balinhas em um saquinho. De pé fomos lendo o texto “balas para crescimento” por meio de leitura coletiva e depois nos abraçamos.
A tarde continuamos a leitura o livro de Eva Furnari, considerada como leitura por fruição. Um livro prazeroso r rico de conteúdo sobre gêneros textuais. Como programação, iniciamos com O TP 4 “Leitura e processos de escrita”. A leitura e seus desmembramentos constitutivos da nossa cultura, a comunicação à distância e a leitura como instrumento de poder. Como a leitura pode contribuir no processo de aprendizagem? O letramento e o depoimento de escritores famosos. O próximo passo foi a leitura de diversas imagens.
Na sequência, a mediadora sugeriu uma atividade de grupo (que tipo textual seria usado?). Assim prescritas:
Grupo I: procure convencer o leitor da importância de praticar esportes, pagina 80;
Grupo II: procure convencer o leitor a visitar algum lugar interessante;
Grupo III: Procure convencer o leitor a sorrir;
Grupo IV: Produza um artigo de jornal abordando um problema ambiental do bairro ou da sua cidade.
Após esta atividade, a professora expôs os passos do memorial de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário