terça-feira, 3 de março de 2009

Registro Reflexivo da Formação (1ª Formação)

Iniciamos o trabalho com Gêneros Textuais e a fábula O pé do pavão mostrando a estrutura elementar deste gênero. a música "Fico assim sem você" de Adriana Calcanhoto foi trabalhada seguida de uma dinâmica dos pares. Uma atividade descontraída e capaz de envolver o grupo.

Dando sequência, um slide sobre Portfólio e a professora apresentou a sequência de organização do portfolio. Iniciamos o trabalho com teoria e prática 3, com Gêneros Textuais, principalmente com biografias, receitas, fábulas. Foi trabalhado uma biografia de Carlos Drummond de Andrade e analisada qual a sua estrutura(nascimento, origem, infância, carreira, publicações.

Ao trabalhar a receita verificou-se a forma de distribuição, ingredientes, de se organizar em uma linguagem diferente da nossa. E mesmo assim foi possível identifica o gênero posposta, visto que o gênero é intuitivo e não é preciso inicialmente um conhecimento sistemático para identifica-los.

Quanto a fábula, foram lidas as duas versões do TP 3 e apreciamos um vídeo: A cigarra e a formiga - Casseta e Planeta. Em seguida, a formadora entregou uma fábula por dupla, cada um fez a leitura e expôs a moral da fábula a turma.

Como tarefa, a professora solicitou uma biografia na 3ª pessoa de alguém especial ou de nós mesmos. Logo depois, trabalhamos com o Caderno do Formador e a Oficina foi proposta, juntamente com o Gênero Textual Cordel: a história do cordel, a apresentação de diversos tipos de gêneros, de temáticas variadas, a produção do cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário