O trabalho com coerência e coesão permite aos educadores perceber os elos que contribuem na conexão das palavras. Cada morfema irá conduzir o processo de textualidade, comprometendo o sentido literal do texto. Estes morfemas sejam eles livres ou presos determinarão quais os elementos antecedentes ou subseqüentes do elemento linguístico. O sintagma nominal irá nortear, em grande maioria, a tessitura das palavras.
Esta temática promoveu várias discussões e juntamente com isso a análise de vários textos. A coerência não se limita apenas propriamente no texto ou simplesmente na sua organização linguística; ela se constitui necessariamente no processo de leitura e interpretação dos textos. Associada a visão de mundo do leitor, a coerência compõe as pistas que favorecem a compreensão dos textos.
Na perspectiva da linguagem, a coerência textual se dá através da interação entre todos os envolvidos no processo de comunicação. O locutor e o interlocutor são pólos que compactuam com este jogo de comunicação.
Enquanto que a coerência se dá através da relação entre o texto e o contexto, a coesão se constrói na inter-relação entre as partes do texto. Isso nos faz intercalar ambas com o intuito de promover uma compreensão textual.
Neste prisma, o TP 5 nos fez discutir e aplicar uma gama de atividades propostas no AAA, a fim de instigar nos educandos o diálogo entre textos e sua diversidade.
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