quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Gêneros e tipos textuais: dois caminhos na construção do sentido do texto



Através da linguagem agimos no mundo. Manifestamos nossas opiniões e emoções. Dizemos ao mundo que estamos e fazemos parte dele. E é por meio da linguagem que produzimos textos oral ou escrito, em relação ao contexto que fazemos parte. E de acordo com nossa vivência vamos criando textos variados de acordo com nossa situação de comunicação. São gêneros diversos que se inserem em nosso meio de acordo com a necessidade dos locutores.

A identificação e classificação dos gêneros dependem de fatores linguisticos e sociais, mas isso não se limita a estes aspectos, pois é possível deparar com a mistura de gêneros, com a predominância de um. Na verdade, é preciso identificar qual a finalidade para a qual o texto foi construído.

Os gêneros se dividem em dois grandes grupos: os literários e os não-literários. Cada um com suas particulares e estilo próprio. E dentre esta classificação há um número ilimitado de gêneros que a cada dia vai aumentando de acordo com a necessidade de comunicação.

Enquanto os gêneros são mais amplos e englobam uma situação sócio-comunicativa, a tipologia textual abarca uma estrutura interna e não acontece isoladamente. Na verdade, deparamos com sequências tipológicas predominantes que na sua estrutura consta das categorias gramaticais predominantes que levam o leitor a compreender o texto.

Desta forma, é inevitável a articulação entre gêneros e tipos, pois ambos se constroem linguisticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário