quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Um pedacinho de mim...


Mulher do interior da Bahia, da cidade de Guanambi, nascida em setembro, filha de Elita Rita Brasileiro e Dilermano Leão Brasileiro. Quando criança adorava andar de bicicleta e brincar de biroscas com os meninos, usar o estilingue e sonhar muito com a chegada da minha bicicleta. Por muito tempo fui muito protegida por meus pais, tanto que fizeram o maior esforço para me matricular em uma escola particular. Minha mãe, apesar de não ter muitos estudos, contribuiu ativamente com minha educação. Estudava frequentemente comigo e incentivava minhas leituras.

Conclui o Ensino Médio em uma escola pública e ingressei no Magistério em função da minha mãe, pois ela achava que era um curso mais promissor. Assim segui nesta caminhada e ao conclui-la comecei a trabalhar na mesma escola particular que estudava antes e paralelo a isso iniciei o Adicional de Língua Portuguesa.

Após o adicional, ingressei no curso de Pedagogia e no ano seguinte comecei a lecionar em dois municípios (Guanambi - Matina). Ao concluir o curso de Pedagogia, iniciei a pós-graduação O Ensino de Língua Portuguesa através da Literatura e comecei a cursar Letras no município de Caetité. Na mesma época, tive o presente de ter a graça de ser mãe de Vinícius Eduardo. Era um sonho a conclusão deste curso e fiz todos os esforços para conclui-lo. Até mesmo sacrificar a minha família, que tanto contribuiu para isso.

Mas valeu a pena toda a dedicação, pois assim que conclui o curso de Letras fui aprovada para lecionar na mesma universidade que eu estudava. Foi um período de muita aprendizagem em que lecionei Literatura Brasileira, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado. Neste mesmo período ingressei em uma pós-graduação em Teoria e História Literária em Vitória da Conquista e realizei uma seleção para uma disciplina de mestrado em Salvador, Sociolinguística.

O ano de 2010 foi o ano mais tranquilo, iniciei o trabalho com GESTAR II e tive a oportunidade de conhecer novas formas de ver a educação. A teoria por si só não abarca o emaranhado de descobertas que a prática em sala de aula pode nos oferecer. Ainda mais quando o trabalho se desenvolve com educadores e podemos perceber como o processo de ensino-aprendizagem está realizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário