segunda-feira, 27 de julho de 2009

6ª oficina: TP 4 - Litura e Processos de Escrita I - Unidades 13 e 14


Nesta oficina, intensificou os ânimos, porque falar de leitura é sempre grandioso. Desta forma, o TP 4, Leitura e Processos de Escrita I tem como objetivo aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre processo de escrita e desenvolver a leitura e prática dos cursistas com relação ao trabalho com textos.


A oficina deu início com o vídeo “Ler devia ser proibido” seguido de discussões. Logo depois se realizou uma verificação da aprendizagem a fim de perceber se os professores estão respondendo os TPs. As conclusões não foram das melhores, mas é a realidade. Não é justificativa, mas são as que eles dizem. Falta tempo, temos 40 horas, fazemos graduação e ainda temos uma gama de conteúdos a serem seguidos. Isso é motivo para desanimo e desta forma foi necessário complementar a oficina.


Além dos tópicos sugeridos, senti a necessidade de trazer para as oficinas as atividades mais interessantes do TP, a fim de disponibilizá-las aos professores. Começamos com “Ampliando nossas referências” e segui com atividades de usos e funções da escrita, situações e gêneros, o comentário da Lição de Casa, texto e leitor como criadores de significados.

As Atividades de Apoio a Aprendizagem foi exposta para que os professores percebessem o como são importantes depois “Seguindo pistas do texto” através de anúncios: Leite moça e do filme Se eu fosse você, dentre outros selecionados de revistas e uma propaganda de TV, IG - O mundo é de quem faz.


Logo começamos a voa na imaginação com o vídeo “O fazendeiro do ar” e sua cidadezinha. E os professores se reuniram para selecionar e sugerir atividades para cada série (inferências, conhecimento prévio, avaliação do planejamento feito) A atividade foi socializada e a avaliação realizada.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

5ª oficina: Projetando sonhos - Oficina de Projetos


Como as coisas são ágeis diante da nossa falta de tempo. Já estamos começando outra oficina. Esta com outros objetivos. Visando uma educação mais significativa através do trabalho com projetos. E o objetivo maior, é fazer com que os docentes reflitam sua realidade escolar e incentivá-los a modifica esta prática através de uma proposta inovadora e comprometida com a prática educacional.


Desta forma, selecionei um vídeo de Maria Betânia “Sonho impossível”, a fim de demonstrar que mesmo diante todas as dificuldades seremos eternos batalhadores.


“E assim seja lá como for, vai ter fim a infinita aflição.

E o mundo vai ver uma flor brotar

do impossível chão”


Em seguida, realizou uma discussão teórica baseada em Vasconcelos, Vasco Moretto, Nilbo Nogueira sobre o trabalho com projeto em sala de aula. As dificuldades e possibilidades que o mesmo nos oferece no decorrer de sua execução. Para intercalar o trabalho teórico, foi apresentado aos cursistas um texto de Rubem Alves “Educação para um Brasil melhor”;


“É assim que construímos nossa vida: com sonhos e Inteligência”.


A turma foi dividida por escola e cada grupo começou a produção do projeto, a partir de uma entrevista realizada anteriormente com os alunos, em que registrava as suas insatisfações. As temáticas citadas neste primeira momento foi:

  • Descoberta do amor;
  • Resgate da oralidade e da escrita através de gêneros textuais;
  • O prazer da leitura;
  • Contação de histórias.

São projetos ainda não concluídos que podem modificar as temáticas. Após o início das produções, fomos realizar a avaliação e muitos continuam registrando:

  • A discussão do tema do projeto e as excessivas tarefas;
  • A falta de tempo;
  • A prática pedagógica com outros olhos;
  • A análise produtiva do projeto e a discussão gerada e a sobrecarga de atividades.

domingo, 12 de julho de 2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

4ª oficina: TP 3 - Gêneros e Tipos Textuais - Unidades 11 e 12


Após uma longa temporada sem encontro, era chegada a hora de começarmos de novo. A mesma apreensão de sempre. Inicialmente era momento de testar todos os equipamentos, pois por mais que a tecnologia seja magnifica é comum sempre nos deixarmos na mão por motivos múltiplos.

Começamos com a música Completo de Ivete Sangalo, associando com a completude existente entre tipologias e gêneros textuais. Agora no momento do relato que muitas coisas planejadas acabam ficando esquecidas. Logo após a música tinha planejado uma dinâmica "Locomotiva Humana" e só agora percebi que não a realizei. mas tudo bem Em outro momento seá realizada. Não faltará oportunidades.

Como elemento reflexivo sobre a prática educativa fizemos a leitura do texto "O exercício de ser professor" de Fátima Miguez e discutimos sobre o momento que tinhamos enfretando no período de greve. As fraquezas humanas, mas também todo o progresso e a determinação de cada educador.

Na sequência, realizei uma dinâmica de divissão de grupos com quebra -cabeças com imagens, realcionando as imagens as sequências descritivas e a conxão das mesmas a sequência narrativa. o texto de referência "Ampliando nossas referências" foi lido e fichado, montando com o mesmo um quadro esquemático. Neste quadro unimos todas as outras tipológias restantes complementando o estudo.

Foi planejado um slide sobre Tipologia Textual, mas o computador no momento exato não funcionou. Mas como é necessário as estratégias preventivas, continuei com as atividades. Encante a todos com dois textos "As artes Descritivas" e as Artes Narrativas". O autor Ronald Claver explana de forma belíssima estas duas sequências tipológicas.

Como os Avançando na prática já foram aplicados, neste momento foram expostas os Relatos de experiências de acordo com os gêneros escolhidos. Percebi a disposição de cada educador e isso me deu um ânimo a mais. Verifiquei como uma atividade diferenciada faz a diferença no âmbito educacional e assim é possível andar com mais tranquilidade, apesar de perceber alguns cursistas desanimados dioante da quantidade de atividades a serem realizadas. Ás vezes percebo a falta de vontade dos educadores e isso apaga as luzes da nossa esperança. Mas isso é comum. Vamos verificar as outras portas que estão abertas e tentar adentrá-las.

Seguimos com uma proposta de atividade sugeridade no TP 3: Salário Mínimo, Jô Soares. Foi apresentado um roteiro para discussão e a realização em grupo da leitura e dos comentários. Devido ao tempo, a Analise de sequências Tipológicas não foi realizada sendo necessário enviá-la para ser feita em casa.

Assim concluimos nossa oficina com a avaliação e muito só questionam a necessidade de ir mais lentamente. Ah recebi alguns relatórios também e deixei outros para serem entregue na próxima semana, visto que o tempo e os obstáculos burocráticos impediram que isso ocorresse.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

3ª Oficina: TP 3 - Gêneros e Tipos Textuais - Unidades 9 e 10

  • Acolhida: "A complicada arte de ver";
  • Gêneros Textuais;
  • Relato de Atividades;
  • Habilidades de Ensino de Língua Portuguesa;
  • Gêneros Textuais e Ensino:
  • Receitas e Dietas;
  • Vídeo: Cordel;
  • Vídeo: Fábula;
  • Biografia;
  • Proposta de Atividades;
  • receita de Olhar - Avaliação.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

2º OFICINA INTRODUTÓRIA: Fico assim sem você





Já estamos no segundo encontro e parece ainda ser um começo. Todas as angústias vêm juntas: e se o material não foi suficiente e se as tecnologias não funcionarem? Mas tudo deu certo neste aspecto. E a outra preocupação era o tempo. Tempo de dar conta do que foi planejado.

Então deu início as atividades com um texto de acolhida. Um texto que faz referência ao começar. A importância e valor do início de qualquer atividade. Na sequência a música "Fica assim sem você"e a dinâmica do complemento. Como alguns cursistas já tinham conhecimento da mesma, eles proporam que as fichas fossem de cores diferentes, as respostas de uma cor e as perguntas de outras. E foi sugerido para os cursistas que pudessem inserir a música e uma atividade de produção de textos.


Após o primeiro momento, foi realizado o estudo da Estrutura dos cadernos de teoria e Prática 3, o Avançando na prática, a lição de casa, o projeto e o Memorial de leitura. A descoberta de se perceber leitor ou de se descobri ainda como alguém que não faz parte deste mundo da leitura.


Na conclusão da oficina, realizou-se a avaliação em que os cursistas se posicionaram em relação ao encontro. Percebi uma angústia dos cursistas, a mesma que senti no encontro inicial, pois as atividades são muitas e no primeiro momento assustam. Assim alguns cursistas mencionavam:



  • "Fiquei aflita. Isso é bom. Quando fico aflita tenho que achar uma solução. "roda apertada e que canta.";


  • "Foi colocado o todo do programa e ficamos sabendo quais são nossas atribuições quanto ao programa. estou amando a dinâmica do GESTAR II;


  • "Sugiro que continue trabalhando com as dinâmicas, músicas e outras, pois nos enriquece quanto ao nosso trabalho em sala";


  • "Várias propostas foram apresentadas e elas embasarão as aulas de forma interessante.
    Estou agindo, pensando aceleradamente. UFA!!!!! GESTAR".

segunda-feira, 13 de abril de 2009

1º oficina - Introdutória: Começando o jogo

Nesta oficina, Iniciamos com uma dinâmica do barbante de uma forma adaptada: uma retrospectiva sobre a sua trajetória como educador juntamente com as expectativas sobre o curso que esta iniciando GESTAR II e qual a contribuição deste programa de formação continuada na sua formação como educador. Na sequência, montamos uma árvore, fixando o barbante as suas respectivas folhas.


No momento da socialização, percebemos o quanto o lado profissional está intrinsecamente interligado ao lado emocional e descobrimos em cada colega educador suas memórias, suas dificuldades para atingir o lugar atual e suas vitórias, resultantes de muitas lutas. Foi realmente emocionante.

Continuamos solicitando para que cada pessoa escolhesse um dos elementos (que estavam fixados nas paredes) SOL, ANIMAL, CÉU, MONTANHA, LUZ, RIO, ÁRVORE, MAR. A partir da escolha cada um iria montar um pequeno texto associando a sua escolha com sua vida profissional e pessoal. Em seguida os textos foram socializados para todos da turma.

Na segunda parte do encontro, iniciamos com a caracterização do programa em slide, seguida da discussão sobre as possíveis dúvidas mais frequentes e concluindo com uma avaliação desta oficina introdutória. Pela avaliação, senti alguns cursistas animados, percebendo como mais um momento de troca de experiências.